Wisdom é mãe novamente aos 65 anos
Pesquisadores acreditam que ave possui mais de 65 anos e já se reproduziu 40 vezes
O filhote do albatroz mais velho já registrado, a Wisdom (do inglês “sabedoria”), nasceu no último dia 2 de fevereiro. A pequena ave chama-se Kūkini (que significa “mensageiro”). Wisdom chegou ao Atol de Midway, no Oceano Pacífico, em novembro do ano passado para pôr um ovo e desde então, ela e seu parceiro, revezaram-se nos cuidados até o nascimento do filhote.
Acredita-se que Wisdom tenha pelo menos 65 anos de idade e mesmo tão “idosa”, pesquisadores calcularam que ao longo de sua vida ela deve ter sido mãe de cerca de 40 filhotes. Este albatroz de longa data tem uma história incrível. Em março de 2011 ela sobreviveu ao tsunami que cobriu 20% e 60% de duas ilhas nos arredores do Havaí, e há a probabilidade dela ter voado em sua vida três milhões de milhas (4,8 milhões de km). Esta distância equivale a seis viagens de ida e volta entre a Terra e a Lua.
Para completar a família, o parceiro de Wisdom agora também tem nome. Após uma enquete realizada pela Papahānaumokuākea Marine National Monument o nome escolhido foi Akeakamai, que significa “amante da sabedoria”.
*Colaborou: Rebeca de Souza
Leia mais
+ Notícias

1º Encontro Petrobras Socioambiental de São Paulo ...
Evento em Santos (SP) reuniu projetos sociais e socioambientais patrocinados pela empresa em ações ...
06/11/2025
06/11/2025 Leia mais
Ações de sensibilização de longo prazo transforma ...
Estudo inédito da Rede BIOMAR e do Programa Maré de Ciência da UNIFESP revela que projetos de conser...
22/10/2025
22/10/2025 Leia mais




