Projeto Albatroz participa de eventos de sensibilização sobre o lixo nos oceanos em Santos
Remada Limpa e limpeza de praia foram realizadas em parceria com a Canoa Caiçara e a Parley For The Oceans
Com o objetivo de provocar reflexões sobre o consumo de plástico e despertar a necessidade de conservar os oceanos, o Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras, participou de duas ações no último sábado (2), na Praia de Santos (SP) - cidade onde está localizada a sede do Projeto.
Durante o período da manhã, a responsável pelo Coletivo Jovem Albatroz (CJA) Thaís Lopes e a jovem do CJA, Jéssica Paixão, realizaram uma palestra no evento Remada Limpa, organizado pela clube de canoagem Canoa Caiçara; e a tarde foi a vez da equipe do Projeto se mobilizar em prol do clean up realizado pela Parley For The Oceans, em parceria com a Corona, na região da Ponta da Praia.
Remada Limpa
Durante a manhã, o Projeto Albatroz e o Germinação, criado por jovens do Coletivo Jovem Albatroz, fizeram uma roda de conversa na sede da Canoa Caiçara sobre a problemática dos resíduos no oceano com alunos do clube. A atividade fez parte do projeto Remada Limpa, da própria escola, que busca recolher o lixo que flutua na região marinha costeira da Baixada Santista, incluindo áreas de mangues.
A ação contou com trailer de documentário e dados sobre o impacto do plástico e do microplástico no meio ambiente e no ser humano. Thaís Lopes, educadora ambiental do CJA, contou que durante a exibição do trecho do documentário Midway Atoll, de Chris Jordan, ocorreram transformações de pensamento positivas. “Uma aluna me perguntou como ela poderia mudar os hábitos dela, pois não tinha noção do impacto que o plástico causava no meio ambiente”, afirma Thaís. “Fiquei muito contente em saber que tinha conseguido contribuir para sensibilizar os presentes”.
Já o doutorando do Instituto de Biociências da Unesp - Câmpus do Litoral Paulista - São Vicente (UNESP IB-CLP), Caio Rodrigues Nobre, falou sobre as ilhas de lixo que crescem em todo o mundo e explicou ainda sobre seu estudo com plásticos e os impactos que ele causa nas estruturas celulares, os desde microorganismos até seres humanos.
Clean Up
Membros do Projeto Albatroz colaboraram com o clean up que ocorreu na cidade de Santos. O evento fez parte de uma ação mundial da Corona X Parley For The Oceans A.I.R, que busca realizar limpezas de praia em diversos países ao redor do mundo.
A limpeza foi realizada no costão rochoso, em um quilômetro de areia do bairro da Ponta da Praia, e na região de mangue. A ação durou cerca de uma hora e foram recolhidos ao todo 358 kg de lixo, apanhados por 80 voluntários. ”O resultado da ação foi um sucesso”, avaliou a representante da Parley, Thaís Gonçalves. “Tivemos um número grande de voluntários e os resíduos foram destinados corretamente pelo pessoal da ONG Sem Fronteiras”.
O evento contou com a participação do Projeto Albatroz, Coletivo Jovem Albatroz, Germinação, Instituto Mar Azul (IMA), Aquário de Santos, ONG Sem Fronteiras, integrantes dos clubes de canoagem da cidade - Canoa Caiçara, HoeMana e Olukai Hoe -, que fizeram a limpeza no mar, trouxeram, pesaram e separaram grande parte dos resíduos.
Entre os materiais recolhidos na ação, havia bonecas, isqueiros, garrafas de vidro, peças de roupas, sapatos, cadeiras de plástico, malas de viagem e até duas televisões
Texto: Stephanie Lia
Revisão: Danielle Cameira e Jéssica Branco
Leia mais
+ Notícias
Unidos pela conservação: Projeto Albatroz visita v...
Encontro aconteceu durante parada na cidade em outubro e abordou a relação da Voz dos Oceanos com a ...
13/11/2024
13/11/2024 Leia maisApropriação territorial: Projeto Albatroz integra ...
Visita faz parte da proposta do Colégio para um currículo escolar que promove ações e mudanças de co...
11/11/2024
11/11/2024 Leia mais