Evento reúne 130 pessoas em Santos
Cerca de 130 pessoas compareceram ao evento de apresentação de resultados e lançamento do vídeo institucional realizado ontem (16) pelo Projeto Albatroz na sala 1 do Cine Miramar, no Miramar Shopping, em Santos (SP).
Entre os resultados, foram apresentados os do Programa de Educação Ambiental Marinha “Projeto Albatroz na Escola” que, entre 2011 e abril de 2013, envolveu 4.783 estudantes e 235 professores da rede pública e particular de Santos. O principal objetivo desse trabalho foi a sensibilização desse público para a importância da conservação marinha e também de albatrozes e petréis.
Os resultados de pesquisa apresentaram, entre outros dados, o desenvolvimento e aprimoramento de medidas para reduzir a captura incidental dos albatrozes e petréis pelos barcos de pesca oceânica. Uma delas é colocar o peso que afunda o equipamento de pesca a dois metros anzol. Essa distância permite que o anzol afunde mais rápido, deixando menos tempo disponível para que as aves tentem comer as iscas. O usual, na pesca oceânica, é posicionar o peso a cinco metros do anzol. Essa constatação subsidiou a elaboração da Instrução Normativa 04, em vigor desde 2001, e que obriga os barcos a usarem a distância de dois metros e também o toriline, equipamento que afugenta as aves e as impede de se aproximar das iscas.
Vídeo – O evento também marcou o lançamento do vídeo institucional “Albatroz: Um Projeto Pela Vida” na sala 1 do Cine Miramar, no Miramar Shopping, em Santos. O filme conta a história de mais de duas décadas da organização e suas principais atividades no trabalho de conservação de albatrozes e petréis. Com aproximadamente 30 minutos de duração, foi produzido em linguagem de documentário. A direção é de Raquel Pellegrini, diretora do documentário “Laje dos Sonhos”, e a produção, da Framewave.
Homenagens – Oito parceiros do Projeto Albatroz foram homenageados na noite de ontem. Foram eles: os artistas plásticos Alexandre Huber e José Maurício de Oliveira Martins; a jornalista Christina Amorim, editora do Martim-Pescador, jornal da Federação dos Pescadores do Estado de São Paulo; Vânia Bernal, ex-representante da seção de projetos educacionais da Secretaria Municipal de Educação de Santos; Renata Gonçalves, diretora do Colégio “Átrio & Tatibitati” e Vânia Seixas, ex-secretária municipal de Turismo de Santos, além de Gislaine Garbelini e Leyla Maciel Botafogo, respectivamente gerente setorial de Programas Ambientais e gestora de Programas Ambientais da Petrobras.
Os homenageados receberam um troféu, esculpido em madeira pelos artesões da Associação dos Jovens da Juréia São Paulo, que valoriza a cultura caiçara.
Exposição de Fotos. Além do evento que apresentou o “Albatroz: Um Projeto Pela Vida” e resultados do trabalho da organização, o Miramar Shopping também sedia até segunda-feira a Exposição de Fotos “Projeto Albatroz: Conservando a Biodiversidade Marinha”. No total, são 16 fotos, que mostram diferentes espécies de albatrozes e petréis e a sua relação com os pescadores. O objetivo é apresentar a problemática da ameaça de extinção dessas aves. A exposição está aberta, gratuitamente, das 10h às 22h na Praça de Eventos, no 1º Piso.
Leia mais
+ Notícias
Unidos pela conservação: Projeto Albatroz visita v...
Encontro aconteceu durante parada na cidade em outubro e abordou a relação da Voz dos Oceanos com a ...
13/11/2024
13/11/2024 Leia maisApropriação territorial: Projeto Albatroz integra ...
Visita faz parte da proposta do Colégio para um currículo escolar que promove ações e mudanças de co...
11/11/2024
11/11/2024 Leia mais