Projeto Albatroz apresenta resultados da parceria com a BirdLife em workshop internacional
Entre os dias 19 e 22 de março, a equipe de pesquisadores do Projeto Albatroz participou do Albatross Task Force Team Workshop na cidade de Mar Del Plata, na Argentina. O objetivo do encontro era apresentar e debater dados sobre a redução das capturas incidentais de albatrozes e petréis pelas pescas prioritárias de cada um dos países que fazem parte da aliança do Albatross Task Force (ATF).
A delegação do Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, estava representada pelos pesquisadores Augusto Costa, Gabriel Canani e ainda o coordenador científico do Projeto, Dimas Gianuca - responsável pelas atividades do ATF no Brasil.
Os cientistas apresentaram, entre outros dados, estatísticas importantes sobre a efetividade do uso do Hookpod como medida mitigadora da mortalidade de aves na pesca espinheleira do Brasil. O dispositivo consiste em uma cápsula acoplada a uma linha de pesca e que protege a ponta do anzol até que ele alcance os dez metros de profundidade - longe do alcance da maior parte das aves.
Segundo o coordenador científico, outro estudo realizado pelo Projeto nos últimos dez anos demonstrou que apesar da legislação brasileira exigir, por meio das Instruções Normativas Interministeriais (INI) n°04/2011 e n°07/2014, o uso simultâneo de medidas mitigadoras como o regime de peso, largada noturna e toriline, a adesão ao uso é baixa por parte dos pescadores. “Consequentemente, a mortalidade dessas aves ameaçadas pela pesca ainda ocorre em níveis preocupantes e insustentáveis”, explicou Gianuca.
Pautas do workshop
Os principais objetivos do workshop eram informar sobre a redução da captura de albatrozes nas pescarias prioritárias de cada país integrante do ATF; identificar estratégias para manter as reduções de captura a longo prazo; avaliar as medidas mitigadoras propostas pelo Acordo para a Conservação de Albatrozes e Petréis (ACAP) e demais planos nacionais; além de finalizar o plano de trabalho e o objetivos para o biênio 2018-2020.
Além do Brasil, também estavam representados na reunião outros seis países engajados no estudo e conservação de albatrozes e petréis como o Chile, Uruguai, Argentina, África do Sul e Namíbia – países nos quais a mortalidade de albatrozes na pesca está contribuindo para o risco de extinção de diversas espécies. A Inglaterra, que financia o programa por meio da Royal Society for the Protection of Birds (RSPB), também esteve presente no workshop.
"Esta oficina é uma oportunidade única para somar energias e experiências entre as diferentes equipes da ATF ao redor do mundo. As discussões e colaborações entre as equipes são a base do sucesso da ATF e fazem com que este programa seja conduzido com uma grande e cordial parceria entre todos os integrantes”, afirma Esteban Frere, coordenador sul-americano do Programa Global de Aves Marinhas da BirdLife International. “É uma honra fazer parte deste workshop e desta equipe!”.
Balanço
Para o coordenador científico do Projeto Albatroz, Dimas Gianuca, o balanço dos quatro dias de workshop internacional apontam para a necessidade de serem criados mecanismos que assegurem a adoção das mais eficientes medidas mitigadoras pelos diferentes tipos de frotas pesqueiras ao redor do mundo.
Outro desafio comum a todos os países participantes, conforme Gianuca, é a quantificação da mortalidade de aves marinhas em frotas cujo impacto sobre as populações de albatrozes e petréis ainda é pouco conhecido.
“Os resultados das pesquisas que realizamos no Brasil, juntamente com outros países, subsidiam recomendações em tratados internacionais e legislação ambiental”, afirma. “Por isso, a oportunidade de passar vários dias reunido com pesquisadores de diversos países que trabalham por uma causa comum e enfrentam desafios muito semelhantes é fundamental e assim percebemos como estamos no caminho certo".
Leia mais
+ Notícias
Unidos pela conservação: Projeto Albatroz visita v...
Encontro aconteceu durante parada na cidade em outubro e abordou a relação da Voz dos Oceanos com a ...
13/11/2024
13/11/2024 Leia maisApropriação territorial: Projeto Albatroz integra ...
Visita faz parte da proposta do Colégio para um currículo escolar que promove ações e mudanças de co...
11/11/2024
11/11/2024 Leia mais