Documento inédito define diretrizes para reabilitação de albatrozes
Um passo importante para a reabilitação de albatrozes e petréis foi dado com a definição das técnicas e da infraestrutura necessárias para realizar um trabalho com sucesso. O documento 'Diretrizes para a Reabilitação de Albatrozes e Petréis' é o primeiro sobre o assunto produzido no Brasil, como parte das ações do Plano de Ação Nacional para a Conservação de Albatrozes e Petréis (PLANACAP) e do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (CEMAVE).
O Projeto Albatroz colaborou com informações técnicas para a confecção deste documento, formulado por especialistas em conservação de aves. Dentre eles, Juliana Saviolli, Coordenadora de Medicina da Conservação do Projeto Albatroz.
De acordo com Juliana, devido a baixa ocorrência dessas aves em reabilitação e ao fato de se tratarem de espécies extremamente sensíveis e, em sua maioria, ameaçadas de extinção, o guia é imprescindível para direcionar os centros a se adequarem e se capacitarem para reabilitar estes animais. \"Este documento é uma ferramenta complementar de embasamento tanto para centros de reabilitação como para orgãos licenciadores e fiscalizadores. É um instrumento importante para a conservação dos Procellariiformes\", afirma a médica veterinária.
As diretrizes são práticas e objetivas para guiar trabalhos de reabilitação de albatrozes e petréis, definindo requerimentos mínimos que podem ser incorporados a diferentes protocolos e instituições que tenham a iniciativa de reabilitar estes animais.
O documento compreende orientações de estrutura física, utilização de equipamentos de proteção individual, técnicas de reabilitação, monitoramento, controle sanitário e documentação dos casos atendidos. Além destes, também são abordados assuntos como a liberação das aves reabilitadas na natureza, eutanásia e necropsia.
Para ler as diretrizes na íntegra, em português, acesse o site do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e baixe o arquivo em PDF.
Responsáveis pelo documento:
Ralph Eric Thijl Vanstreels (USP / Aiuká)
Juliana Yuri Saviolli (Projeto Albatroz)
Valeria Ruoppolo (USP / Aiuká)
Renata Hurtado (USP / Aiuká)
Andréa Corrado Adornes (CRAM - FURG)
Paula Lima Canabarro (CRAM - FURG)
Rodolfo Pinho Silva-Filho (CRAM - FURG / Aiuká)
Patricia Pereira Serafini (CEMAVE - ICMBio)
Leia mais
+ Notícias

Projeto Albatroz, em Cabo Frio (RJ), recebe o títu...
Conquista reconhece a instituição como parceira estratégica na conservação, pesquisa e divulgação so...
22/12/2025
22/12/2025 Leia mais
Novo parasita encontrado em bobo-grande alerta par...
Pesquisadora do Projeto Albatroz participou do estudo que identificou as bactérias, comum entre mamí...
22/12/2025
22/12/2025 Leia mais




