Bandeira Azul: Projeto Albatroz participa das iniciativas de educação ambiental para a temporada 2024/2025
A ação em Saquarema é voltada à comunidade local e aos turistas, atendendo a um dos critérios para a certificação internacional.
O Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras e colaborador do Programa Bandeira Azul em Saquarema desde sua primeira certificação em 2022/2023, iniciou as ações de educação ambiental para a temporada 2024/2025. Coordenada pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Turismo, a ação promoveu interação e atividades com o público em geral, buscando ainda mais vínculo, envolvimento e sensibilização nas práticas que garantem o selo internacional à praia de Itaúna
.
Além das abordagens sobre conservação marinha e cultura oceânica, foram realizadas atividades lúdicas e exposição de materiais biológicos de albatrozes, anzóis e demonstração das medidas mitigadoras da captura incidental como o toriline, desenvolvido com base em estudos do Projeto Albatroz.
“Estar presente na praia, em um momento de lazer, criando oportunidades de interação e aprendizado, surpreende o público e torna a experiência diferenciada”, destaca Paulo Salomão, coordenador de educação ambiental do Projeto Albatroz. Ele explica: “Essa conexão com a conservação marinha sensibiliza as pessoas para as missões do Projeto Albatroz, que vão além da conservação das aves oceânicas, abrangendo também pesquisa e políticas públicas em prol da biodiversidade marinha.”
Para além da qualidade ambiental
O Programa Bandeira Azul surgiu no ano de 1987, como uma iniciativa do Foundation for Environmental Education (FEE) - uma organização não governamental que promove a educação ambiental para o desenvolvimento sustentável. A premiação surgiu em resposta à campanha para a sensibilização dos países da União Europeia sobre a conservação das áreas costeiras. Naquele ano, 244 praias e 208 marinas em 10 países europeus foram reconhecidas.
Em 2001, o Programa tornou-se internacional com a entrada de cinco países da Bacia do Caribe, África do Sul e Marrocos. O Brasil aderiu à iniciativa em 2005 e, em 2021, um total de 77 países já estavam associados à proposta de “um mundo sustentável no qual a educação cria mudanças positivas para todos”.
Ao longo destes 38 anos de certificação, a FEE manteve-se orientada pelo princípio de que a educação ambiental é a diretriz para geração e formação de valores sociais que enfatizam a cooperação, a empatia, a responsabilidade e a compaixão uns pelos outros e pelo planeta. A premiação não só considera requisitos ambientais, tais como qualidade da água e a gestão do lixo, como também a participação social na conservação dos ambientes costeiros:
“Mobilizar a comunidade local e nossos turistas para que se envolvam em ações de sensibilização e educação ambiental foi de extrema importância para conquistarmos o tão reconhecido selo Bandeira Azul, e continua sendo fundamental para a manutenção desta premiação.” – considera Marcelli Ladeira, coordenadora local do Programa Bandeira Azul e reforça: “A mudança de comportamento dos que frequentam nosso litoral é o cerne do que rege o Programa Bandeira Azul, o que se dá através de educação ambiental, pois através da prática do uso responsável das nossas praias, podemos de fato restaurar, preservar, mantendo nosso ambiente vivo e saudável.”
Um só oceano
A educação ambiental é uma das principais frentes de atuação do Projeto Albatroz. Desde 2011, a iniciativa promove a formação e sensibilização do público, dentro e fora das escolas, utilizando materiais lúdicos que abordam a conservação do oceano.
Em parceria com a Prefeitura de Saquarema, o Projeto Albatroz tem contribuído com ações de educação ambiental desenvolvidas para a mobilização e sensibilização da comunidade local e turistas com o objetivo de atender aos critérios de educação e informação ambiental para a certificação do selo Bandeira Azul em Itaúna.
Thaís Lopes, educadora ambiental e responsável pelas propostas e estratégias de educação ambiental nos eventos em Saquarema deste a primeira certificação pontua:
“Desenvolver propostas pedagógicas para a educação ambiental no âmbito do Bandeira Azul é desafio duplo: sensibilizar um público variado em seu momento de lazer e, ao mesmo tempo, atender aos critérios internacionais da certificação, que conta com jurados nacionais e internacionais.”
Ao todo, atualmente, existem 3.503 praias certificadas pelo Programa Bandeira Azul no mundo, ou seja, áreas costeiras protegidas e conservadas não somente pelas ações de gestão ambiental mas sobretudo pela população local. Nunca o ditado “uma gota no oceano” fez tanto sentido.
Leia mais
+ Notícias

Pinguins-de Magalhães ganham plumas novinhas às v...
Troca de plumagem de “Pirata”, “Cenourinha” e “Lilica”, aves que...
27/02/2025
27/02/2025 Leia mais
Projeto Albatroz realiza saída de campo na Caating...
Trilha percorre área entre o Caminho Verde e o Farol da Lajinha, com foco na observação da vegetação...
30/03/2025
30/03/2025 Leia mais