Em poucos minutos vídeo sobre Pesca Segura traduz resultados de testes científicos
Uma das tarefas mais relevantes do Projeto Albatroz é a de conscientizar os pescadores quanto à realização de uma pesca segura e sustentável. Para tanto, a equipe técnica do Projeto se dedica há 26 anos na realização de educação ambiental nos portos de pesca e a bordo de embarcações. Uma nova ferramenta para este trabalho acaba de ser lançada, um vídeo educativo que resume dados científicos de dois anos de pesquisa e apresenta de forma simples e clara a mais importante medida para proteção de albatrozes, petréis e pescadores: o Peso Seguro.
Com recursos do Acordo Internacional para a Conservação de Albatrozes e Petréis (ACAP) e o apoio da Royal Society for the Protection of Birds (RSPB), BirdLife International e SAVE Brasil, o Projeto Albatroz como membro do Programa Albatross Task Force (ATF) realizou diversos testes detalhados em um paper que comprovaram a eficácia do Peso Seguro. Todo o trabalho que inclui também produção e filmagens foi realizado com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.
É muito importante proteger albatrozes e petréis, mas também os pescadores. Por isso o Projeto busca sempre encontrar a melhor maneira de cuidar da vida marinha, sem prejudicar o trabalho do pescador que é um parceiro nessa missão. O resultado de anos de trabalho com o experimento foi: “Usar o peso mais próximo do anzol evita a captura das aves. Pode ser feito de maneira segura e sem causar prejuízo ao pescador” afirma Tatiana Neves, Coordenadora Geral do Projeto Albatroz.
Com aproximadamente seis minutos de duração, o vídeo foi dirigido por Raquel Pellegrini e equipe. Ela conta que foi um trabalho muito bom e desafiador de se fazer. Segundo ela, o maior desafio foi encontrar uma linguagem que fosse didática e informativa, sem ser extensa. “No final, o resultado ficou bem bacana. O vídeo fala com o pescador, que é o público-alvo, mas também com o público de uma maneira geral.”, disse a diretora.
O roteirista Edison Fernandes também compartilha da mesma satisfação em participar da criação do vídeo: “É sempre um grande prazer trabalhar com o Projeto Albatroz e dessa vez não foi diferente. E o mais legal foi poder me sentir participante direto de uma causa que aprecio tanto.”, completou.
Leia mais
+ Notícias de Pesquisas
Pardela-preta vinda de território francês é reabil...
Ave foi apelidada de Rebeca, em homenagem à ginasta brasileira que brilhou nos Jogos Olímpicos de Pa...
02/09/2024
02/09/2024 Leia maisPesquisa revela que albatrozes sofrem com bicos co...
De acordo com o Projeto Albatroz, intensificar o trabalho de educação ambiental é a chave para prote...
28/11/2020
28/11/2020 Leia mais